quinta-feira, 19 de agosto de 2010

GOVERNO PSICÓTICO, SOCIEDADE PSICÓTICA...

por Gilda Miranda Krause
Primeiro eu achava graça dessas ondas de bochichos que sempre rolam nesse país, mais intensamente na época das eleições, mas agora com a web a coisa tomou proporções absurdas! Perdeu a graça e virou uma ameaça esse negócio!
Não é de hoje que o TSE determina que removam textos do Jabor lá daquele mesmo site da CBN, que já pagou micos e multas arrasadoras por causa desse estilo do Jabor de mirar bem na ferida e...pow! Ele gosta... e a CBN também deve gostar, porque paga as multas, e bola pra frente, já que são falsos os boatos e comentários equivocados, e indignados, sobre a “expulsão” do Jabor pela CBN. Para ilustrar, um pequeno histórico:

  • Em 18/07/2002 a Justiça Eleitoral multa Arnaldo Jabor e rádio CBN. O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Rui Stoco, multou o comentarista Arnaldo Jabor e a rádio CBN, em 70 mil reais cada um, por infração à legislação eleitoral. A decisão acolhe, em parte, representação do candidato ao governo do Estado, Paulo Maluf (PPB), que pretendia também o direito de resposta, negado pelo juiz. No dia 9 de julho, a rádio CBN AM e FM veiculou em sua programação normal, às 8 e às 14 horas, comentário de Arnaldo Jabor, onde o jornalista "emitiu juízo de valor próprio acerca do candidato", a seguir transcrito: "Eu tenho inveja do Paulo Maluf, porque ele é imortal". ... "O povão vota no Maluf, de qualquer jeito, mesmo que pegassem ele no maior crime, continuariam votando nele". .. ." É extraordinária a resistência desse homem...
  • "O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) multou na noite desta terça-feira (17/10/2006) a Rádio CBN em 20 mil Ufirs (valor equivalente a R$ 21.282) pela veiculação de um comentário do jornalista Arnaldo Jabor, considerado irregular por ter sido realizado em período proibido pela legislação eleitoral. O comentário de Jabor foi feito às 8h05 do último dia 10 de outubro, dois dias após o debate realizado pela TV Bandeirantes, em 2006.
  • Em agosto de 2009 foi postado o comentário de Dora Kramer no Estadão de Domingo: "A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente "Lula" até pode ter amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de expressão."
Este texto, em especial, entitulado A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE , foi manipulado inúmeras vezes na internet, pois o tal “Estadão de Domingo” pode ser de qualquer domingo, já que nunca consta a sua data! Em, outubro de 2009, janeiro, abril e julho de 2010 temos postagens em blogs e outras páginas, incluindo um “jornal” (sic) comentando este mesmo “acontecimento”.
Penso na responsabilidade que deve ter um profissional que encarrega-se de publicar informações. Fomos vítimas de manipulação da opinião pública por várias gerações e víamos na web um elemento libertador, onde poderíamos garimpar as informações que necessitamos para alinhar nossas atitudes e escolhas com o objetivo que pretendemos alcançar. Libertamo-nos de idéias pré-fabricadas e de pensamentos prontos para o consumo, com os quais fomos vendados durante longas décadas de terror, enquanto fomos saqueados, usurpados, humilhados, em todos os sentidos.
Finalmente temos nas mãos a ferramenta libertadora, e numa ironia macabra, usamos esta ferramenta, a web, para amplificar o mesmo tagarelar típico das aves de nossa terra, que só sabem repetir e repetir o que
lhes dizem, sem procurar saber se o fato é assim ou não. Mesmo que isso lhes custe anos de servidão a uma horda de salteadores sem nenhum escrúpulo, mesmo que isso delapide todo o nosso patrimônio, seja cultural, biológico, cultural, mesmo que isso nos custe todos os recursos que temos, ainda assim, nos recusamos a pensar, a ler, a dedicar um pouquinho mais de tempo para conferir as informações antes de formar opinião sobre elas e sair repetindo exatamente aquilo que os mesmos manipuladores de sempre querem que a gente pense e diga. Quando vamos aprender a ler, a refletir, a pensar e a ter um pouco mais de responsabilidade social??
O tal texto tão postado atribuído ao Jabor fala de um governo psicótico, e descreve o conceito de psicótico com muita propriedade. Pergunto então: Não estaremos vivendo numa sociedade psicótica, onde ninguém assume a responsabilidade por seus erros, achando-se inocente, transferindo a culpa de tudo para o mundo, ou para o governo, de quem quer se vingar? A nossa sociedade não sente remorso e mente compulsivamente para ter poder e para transformar a Razão em vilã. Tudo o que é dito sobre a tal ditadura “lulo-petista” neste texto pode ser atribuído a toda a sociedade, e não só aqui no Brasil, mas à humanidade em geral. Qual governo que não age assim? Em qual sistema esse modelo não é aplicado? Isso não é privilégio nacional, nem “lulo-petista” mas é o modelo de todas as instituições, sejam políticas, religiosas, culturais, econômicas, no meio corporativo e onde houver seres humanos articulando-se para alcançar algum objetivo, este será o modelo adotado.
A previsão de que nossa sociedade chegaria a um comportamento psicótico coletivo na primeira década deste milênio não é minha, mas de ALEXANDER LOWEN, aluno e paciente de Reich, e está publicado em uma de suas melhores obras: NARCICISMO. Quem ainda lê e busca bons conteúdos, não deve deixar de conhecer as abordagens de A.Lowen sobre o comportamento humano. Elas nos ajudam a mudar o nosso foco para descobrir onde, de fato, está o problema, se é que queremos lutar por soluções eficazes, e não ficar chilchirreando ou twitando um monte de bobagens, como aves esquisitas sobrevoando as ruínas de um país saqueado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.