sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CUBA: Reflexões do companheiro FIDEL. "O Gigante das Sete Léguas"



O que eu aprendi de Aristóteles, o filósofo mais famoso na história do homem.
O ser humano é capaz de maravilhas ou das piores injustiças.
Sua inteligência surpreendente é capaz de utilizar as leis imutáveis da natureza para fazer o bem ou o mal.
Com muito menos experiência do que eu tenho hoje, e nos dias em que a nossa luta armada foi gestada nas montanhas de Cuba, na grande nação mexicana - onde todo cubano viu sempre algo próprio - vivemos um período breve, mas memorável em que todos os maravilhas se reuniam em um canto da Terra.
Não teria como, nem existem palavras para descrever minhas impressões assim como fez um mexicano que não em vão, é a pessoa mais competente para falar sobre a tragédia no país desde que foi eleito governador do distrito eleitoral mais importante da Cidade do México, Capital da República, e nas últimas eleições de 2006 foi o candidato da "Coligação para o bem de todos. "
Foi submetidi à eleições e ganhou a maioria dos votos contra o candidato do PAN. Mas o "Império" não iria deixá-lo assumir.
Eu sabia que, como outros líderes políticos, como Washington tinha desenvolvido as idéias do "neoliberalismo", que vendeu aos países da América Latina e outros países do Terceiro Mundo, como a quintessência da democracia política e desenvolvimento econômico, mas eu nunca havia tido uma ideia muito clara da forma pela qual o "Império" usava para destruir a doutrina e devorar a riqueza de um país importante, rica em recursos naturais e lugar um povo heróico, que tinha sua própria cultura antes da era pré-cristã, há mais do que dois mil anos.
Andrés Manuel López Obrador, uma pessoa com quem nunca falei, nem tive com ele sustentado relacionamento amigável, é o autor de um pequeno volume que acaba de ser lançado, a quem agradeço pela brilhante exposição que faz, sobre o que está acontecendo com o "país-irmão"Seu título é "A Máfia que se assenhorou do México ... e 2012."
Chegou-me há quatro dias, em 07 de agosto, à tarde, depois que voltei da minha reunião com os membros da Assembléia Nacional do Poder Popular de Cuba. Li com grande interesse.Descreve como os Estados Unidos "devora à dentadas" uma nação irmã neste hemisfério, uma vez que já conquistou mais de 50% do seu território, as maiores minas de ouro no direito primitivo, e da riqueza do petróleo explorado intensamente por mais de um século, que extrai cerca de três milhões de barris por dia. Omito a referência à sua enorme extração de gás, por ignorar os dados.
O capítulo 1 explica o estranhíssimo fenômeno onde no México, desapareceu a ferrovia, que foi criada em tempos de Benito Juárez, quando começou a primeira etapa da Cidade do México desde Veracruz.
Durante o governo de Porfírio Diaz foi prorrogado por mais de 20 000 km, um esforço que, após a Revolução Mexicana expandiu-se consideravelmente.
Hoje existe um "trem que vai de Chihuahua, Chihuahua para Los Mochis, Sinaloa. Num piscar de olhos, os tecnocratas acabaram a ilusão dos liberais do século XIX, que viam na comunicação ferroviária o caminho ideal para avançar para o México ", narra Obrador, no livro.
"A chegada de Fox como o presidente da República só serviu para reconstruir o antigo regime e continuar com a mesma corrupção. Na verdade, tratou-se do seênio do "gatopardismo", a manobra em que, aparentemente, tudo muda para que tudo fique na mesma. Fox, antes de tomar posse da presidência, foi subordinada aos organismos financeiros internacionais e, naturalmente, continuou a servir os mais ricos do país. Além disso, não só a política econômica manteve-se inalterada, mas inclinou-se no mesmo grupo de tecnocratas que atuava desde a época de Salinas ".
Algumas páginas depois, o autor afirma "... hoje, quase todas as instituições bancárias pertencem a extrangeiros, naõ existe crédito para o desenvolvimento do país, investem em títulos do governo, as taxas de juros cobradas são as mais altos do mundo, ganham lucros fabulosos são importante fonte de transferência de recursos para suas matrizes na Espanha, Estados Unidos e Inglaterra. "
"Com Fox seguiram-se entregando os bens do povo e da nação para pariculares, nacionais e estrangeiros, [...] com Fox, se estendeu, sem limites, a entrega do território nacional para a exploração de ouro, prata e cobre [...] foi modificada a Lei Mineira, para outorgar concessões de benefícios na exploração e aproveitamento por até 50 anos e com a possibilidade de prorrogar-se [...]  até dezembro de 2008, se haviam concedido 24 milhões de 816 000 396 hectares, 12 por cento do território nacional, o que equivale a extensão do estado de Chihuahua, o maior do país. " 

Algo realmente incrível e surpreendente, mesmo para aqueles que têm a pior opinião do neoliberalismo, são os dados fornecidos por Lopez Obrador no final do capítulo 1 do livro.
Durante o governo Fox, disse: "... em 2005, durante o governo de Fox foi novamente alterada a lei sobre o imposto de renda para dar 100 por cento dos lucros para as grandes corporações. Para entender melhor o que isso significa, lembremo-nos que, em 2008, segundo dados oficiais, 400 grandes monopólios ganharam cinco bilhões de dólares ", segundo dados oficiais, mais de metade do produto interno bruto este ano, só será pago 1,7 por cento do imposto de renda e taxa de imposto sobre as sociedades somente (IETU). "
"Além disso, durante a administração Fox foi quem mais restituições fiscais fez, em favor dos chamadas grandes doadores e, claro, os governos do PRI e o PAN têm procurado justificar essa sinecura fiscal com a falácia de promover investimento. Nada mais que isso fosse verdade, nos últimos 27 anos teriamos tido um crescimento econômico e não a paralisia que tem prevalecido. Também pode ser demonstrado que as restituições de impostos são maiores do que o aumento do investimento privado, apenas para o período 2001-2005, enquanto o investimento privado aumentou em 279 000 milhões de pesos, reduções de impostos chegou a 604 000 milhões ou mais do que duplicou. É assim que a corrupção oficial feita nos salões do poder, do Instituto Federal de Acesso à Informação Pública (IFAI) decidiu manter em segredo por 12 anos até 2019 - os nomes das empresas em 2005 que foram beneficiadas pelo Departamento de Administração de Impostos (SAT) com devolução multi-milionária de impostos"
Essas foram as palavras de Carlos Ahumada exatamente quando ele estava preso em Cuba, por violação de nossas leis. López Obrador as conhece porque nós enviamos o registro de ata, junto com o exilado Carlos Ahumada, em 28 de Abril de 2004.
O fato foi, sem dúvida, o maior embuste político na história da América. Existem alguns pontos mais que esclarecerei com total precisão.
No mesmo capítulo 1, intitulado "Mestres do México", López Obrador escreve: "Durante o tempo em que fui chefe do Governo da Cidade do México (2000-2005), encontrei quase todos os membros dessa elite ... "
A opinião de Lopez Obrador sobre Carlos Slim, també a compartilho.. Eu também  o conheci. Eu sempre o visitei quando fui para o México e uma vez que me visitou em Cuba. Me obsequiou com uma TV - a mais moderna então - queconservei em minha casa a até quase um ano atrás. Ele não tinha a intenção de suborno. Nem mo pediu nenhum. Apesar de ser o mais rico de todos, com uma fortuna de mais de 60 bilhões de dólares, é um homem inteligente, que sabe todos os segredos das bolsas e do sistema capitalista.
Haveria bilionários, com ou sem Salinas, com ou sem Fox, embora naturalmente nunca, mais do que quando ele estava sob a "máfia" que tomou conta do México. López Obrador vai incluir em seu livro e identificar o poder da máfia que tomou conta do país.
O capítulo 2 será intitulado "A negligência, corrupção e pobreza". Chama a atenção para o PIB...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.