terça-feira, 24 de agosto de 2010

Brasil: Indústria bate recorde de consumo de energia


do ARGENPRESS
O consumo de energia no Brasil durante o mês de julho alcançou um total de 34.382 Gigawatts/hora (GWh), com um aumento de 8,4 por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou hoje a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE).


A taxa de crescimento de consumo acumulada nos  últimos 12 meses foi de 6,0 por cento, enquanto no período janeiro-julho chegou à 9,7 por cento, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A atividade industrial foi a que registrou um aumento maior de consumo energético, com um crescimento de 13,7 por cento sobre julho de 2009, enquanto o setor residencial teve aumento de 4,2 por cento e o comercial, de 4,5 por cento.

No caso do setor industriall, o consumo de 15.915 GWh registrado em julho foi superior aos 15.823 GWh verificados em agosto de 2008, que constituía o recorde anterior de consumo mensal.

A nota da EPE assinala que a recuperação do consumo industrial já não se limita a retornar aos niveis anteriores à crise, mas apresenta ainda, uma aceleração em relação aos melhores períodos da atividade industrial, anteriores à crise mundial.

Com respeito ao consumo residencial, a empresa registra una aceleração no ritmo de crescimento que mostra que esse setor não foi afetado pela crise e teve em todo 2009 um índice de crescimento médio de 6,4 por cento, a taxa mais alta desde 1998.

O número de consumidores de energia chegou em julho à 57,1 milhões, o que representou un crescimento de 3,5 por cento em comparação con julho de 2009.

O maior consumo residencial foi verificado nas regiões Norte e Nordeste do país, que tiveram um crescimento de 13,9 por cento em relação ao consumo de julho do ano passado, graças aos programas de expansão do número de consumidores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.