terça-feira, 13 de julho de 2010

"DE QUEM É A CULPA?"

Redação do Momento Espírita


As perguntas mais freqüentes, no ambiente de trabalho, geralmente são:“Quem é o culpado?”“Quem fez isso?”“Quem foi?”, etc.
 
Por conseguinte, as respostas aparecem: “Não fui eu”“Não tenho culpa”,“Não sei de nada”“Eu nem estava aqui”, e assim por diante.
 
Basta surgir um problema qualquer, ou alguma coisa dar errado e lá vem a pergunta, seguida da esperada resposta.
 
E não é raro que os acusadores de plantão estejam alertas para denunciar:“Isso é coisa de fulano”“Beltrano é que costuma fazer isso”“Não disse que não ia dar certo?”“Eu bem sabia que isso iria acontecer...”
 
E assim passamos os dias, os meses, os anos... Sempre à procura de culpas e de culpados...
 
No entanto, dizem a razão e o bom senso, que melhor seria encontrar a solução do problema e depois buscar as causas, sempre com intuito de evitar que ocorra novamente.
 
Uma equipe que agisse dessa maneira, desarmada e comprometida com a tarefa, faria o trabalho fluir de forma harmônica e séria, em vez de emperrar, volta e meia, para uma “caçada às bruxas”.
 
Numa equipe que pensa mais em buscar culpados do que encontrar soluções, a criatividade é quase nula, e as pessoas não ousam sair dos limites que lhes foram traçados, para não correr riscos.
 
O colaborador que trabalha com confiança na sua equipe, certo de que quando errar terá o apoio dos demais para encontrar o caminho certo, será uma pessoa inovadora, criativa, desarmada e sincera.
 
Já num ambiente em que a todo momento se corre o risco de ser denunciado, punido, agredido com palavras e gestos, as pessoas ficam cada vez mais inseguras, temerosas, e o ambiente se torna falso, irrespirável.
 
Quando a equipe é madura e seus membros são responsáveis, discutem-se problemas e soluções com tranqüilidade, sem melindres, sem acusações de cunho pessoal, mas com uma análise sincera do desempenho dos tarefeiros e da tarefa.
 
O que geralmente ocorre é que as pessoas acusam-se reciprocamente em vez de avaliar a atividade e envidar esforços para fazer o melhor.
 
Existem, também, as pessoas imaturas, que levam tudo para o campo pessoal e melindram-se quando ouvem críticas ao seu trabalho.
 
É importante considerar tudo isso e começar a agir com maturidade em prol da atividade, e para o bem de todos.
 
Trabalhar numa equipe madura e consciente da importância de cada um de seus membros, é o grande diferencial para se conseguir o bom desempenho de todos e a excelência do trabalho.
 
Em vez de acusadores, parceiros.
 
Em vez de desleixo, descuido, temor, colaboração.
 
Pense nisso! 
 
O ser humano é naturalmente experimentador, inovador, ousado.
 
Quando reprimido, torna-se falso, dissimulado, propenso a sabotar o trabalho dos outros.
 
Quando ouvido, valorizado, considerado, orientado, liberta sua criatividade e produz coisas belas e nobres.
 
Pense nisso e aja de forma madura com seus pares. Você cresce e os outros também.
 
Afinal, a vida na terra é um aprendizado constante. E só cresce quem tem humildade para aprender, discernimento para ensinar e, sobretudo, coragem de renovar atitudes para melhor.
 
Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.