domingo, 4 de julho de 2010

ARMAI-VOS UNS AOS OUTROS.

do DIRETO DA REDAÇÃO


Lunáticos, terroristas e serial killeres de toda espécie devem estar vibrando com a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que considerou inconstitucional o controle de armas pelo Estado. Trocando em miúdos, armai-vos uns aos outros e continuem se matando indiscriminadamente.

É a velha e obssessiva cultura americana que é capaz de dar um passo à frente quanto elege um negro para a presidência e retroceder dois quando seu tribunal maior adota uma medida retrógrada como essa.

A decisão da Suprema Corte foi eminentemente política. De um lado, os cinco juizes conservadores votando pela liberação do porte de armas, uma reinvindicação da Smith & Wesson, da ala mais radical do Partido Republicano e de remanescentes da Ku Klux Klan. De outro, os quatro mais progressistas, inclusive Sonia Sotomayor, recentemente nomeada pelo presidente Obama, votando pelo controle de armas, na prática uma tentativa de desarmamento da população civil.

Os juizes se basearam em um dispositivo legal arcaico e em completo desacordo com a realidade atual do país, a Segunda Emenda, introduzida da Constituição dos Estados Unidos, em 1791, que estabelece: “sendo necessária à segurança de um Estado livre uma milícia bem organizada, o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser impedido”.

Ora, falar em “milícia bem organizada” nos dias atuais é regredir aos tempos do faroeste americano, uma época abundantemente retratada nos filmes do faroeste americano, quando as platéias de todo mundo prestigiavam os filmes de mocinho e bandido, com o xerife que defendia a incipiente cidade dos assaltos a bancos e diligências, e com os duelos ao sol em que os cidadãos resolviam suas diferenças pessoais à bala, na falta de um sistema judicial organizado.

A questão que se coloca é: armas para se defender ou para matar inocentes? A Suprema Corte não levou em conta não levou em conta a trágica estatística dos massacres que crescem a cada ano nos Estados Unidos. E não resta dúvida que muitos poderiam ser evitados não fosse a facilidade que as pessoas encontram para adquirir armas.

Relembrando (1). Em 2007, na universidade de Virginia Tech, um estudante de origem sul-coreana de 23 anos promoveu um banho de sangue no campus universitário. Trinta e dois mortos atingidos por balas de mais de uma arma, todas adquiridas facilmente em uma loja especializada em uma cidade vizinha.

Relembrando (2). Em abril do ano passado, o professor universitário pernambucano Almir Olimpio Alves, de 43 anos, foi uma das treze vítimas de um massacre praticado por um vietnamita que frequentava o mesmo curso de inglês para imigrantes, em uma cidade do Estado de Nova Iorque. O vietnamita, que se sentia humilhado diante dos colegas porque não conseguia desenvolver o aprendizado da língua, invadiu a sala com duas armas e disparou a esmo.

Tragédias que poderiam ser evitadas não fosse a facilidade com que as pessoas se armam no país que tem uma poderosa indústria de armamentos – e um poderoso lobby no Parlamento - que precisa desovar seus produtos, não importa a que preço.

Uma vitória para associações que existem em vários pontos do país – algumas de caráter extremista - que defendem o direito do cidadão possuir e portar armas. Uma delas, a mais famosa, a NRA (Associação Nacional do Rifle), liderada durante muitos anos pelo falecido ator Charlton Heston, o velho Ben-Hur do cinema.

Nota zero, para a decisão da Suprema Corte dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.