segunda-feira, 7 de junho de 2010

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história



Esse é um daqueles vídeos, que se interpretado à luz da honestidade pessoal, acaba sendo de entendimento universal e extremamente útil para a vida prática do sujeito.

Creio que não haja quem já tenha feito idéia parcial, ainda que inocente, de alguma coisa, de alguém ou de algum lugar, levado pela única versão, ou pela versão mais divulgada, ou pelo peso social de quem divulgou  determinada situação.

Acontece, quando ainda não despertamos para nossa capacidade de questionarmos às coisas, como nos apresentam e vamos sendo levados por aquele pré conceito, até que algum senão nos mova a uma investigação mais completa sobre determinado assunto.

Este vídeo, muito mais do qualquer coisa que eu possa dizer a respeito, ou mesmo que qualquer sumidade possa acrescentar-lhe, é um daqueles que não precisam de apresentação nenhuma, nem de intepretação de outrem, para que entendamos o quanto fizemos e fazemos os pré julgamentos, baseados em pré conceitos adquiridos, invariavelmente, de forma inocente.

O que vamos fazendo com eles, os pré conceitos, ao longo de nossas vidas a partir de um determinado momento, que é amplamente variável de pessoa para pessoa e que muitas vezes não sai do pré conceito, vai muito da capacidade de indagação de cada um, ou de um fator externo qualquer que nos mova, em busca de uma verdade mais ampla.

Fica escancarado, que das coisas mais banais, até às mais sérias e pertinentes, na vida de cada um, individual ou coletivamente, precisamos sempre, procurar questionar as versões "maciças" a respeito de tudo que nos envolve e nos diz respeito, para que não nos empobreçamos cultural, social e civilizadamente.
O vídeo, vai tomar pouco mais de 18 minutos da sua vida, mas se "pegá-lo", economizará, a partir dele, vários anos de auto-engano, ainda que inocente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.