terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Se os blog's são terapêuticos, quem paga a terapia de Yoani Sanchez?

Norelys Morales Aguilera
La Polilla Cubana



Alguns blogueiros dizem que seus blogs são de uso terapêutico. Para Yoani Sánchez a terapia para sua frustração é um produto que satisfaz a comunicação para a direita anti-cubana contra-revolucionários e todos os tipos afins.


Também existe muita desconfiança quando se analisa o tão levado Geração Y com sua autora.


 Entre os milhões de blogs existentes na Internet sobre qualquer assunto, não é muito casual, tanta casualidade para a escolha da Geração Y pelo Grupo Prisa e a proeminência de qualquer opinião sobre esta mulher, elevada à categoria de "voz autorizada" do jornal El Pais aos insultos sobre Cuba. Dando-se ao luxo de ignorar outros carreiristas que se sentem com "méritos".


(Blasapisgcuevas: Eu me lembro do Sr. Polanco dizer  que eles não eram de esquerdas que, serviram a um público de esquerda. Seria para tornarem-se dependentes do consumo e uma espécie de socialista incapaz de romper com o capitalismo e seu traje pluripartiidista de democracia. Impossível é que haja um socialismo democrático se o contexto é capitalista. (Tudo é o contexto, e o determina)


Yoani atende perfeitamente as exigências dos empregadores da cyber dissidência: uma espécie de "empreiteiro virtual": estar em cena, e desenhar o que é " repressão e censura", embora no caso de Cuba, permita dar entrevistas para a direita e para a esquerda e fazer suas postagens pacificamente sem ser interrompida, como temconstatado a imprensa internacional em Havana, fazer pesquisas, como ela mesma tem explicado ... Muito típico da "refinada repressão" de  "que é a vítima", a pobre.

Analisando as denúncias a respeito dos colegas cubanos como  M. H. Lagarde e Rosa Miriam Elizalde, saltam algumas questões. Não tenho a pretensão de que sejam desconfortáveis, mas óbvias.

1) Como é que o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos deu a ordem, cumprida no ato, de desaparecer com mais de 80 sites da Internet relacionados com Cuba por "promover o comércio" e "violar as leis dos EUA," e não se tenha inteirado da circulação de dinheiro através da Internet para o site de Yoani?

Em Geração Y aparece em um lugar em destaque para um link, para comprar o livro em italiano de Yoani, "Cuba livre". Isso é algo que pode ser feito através do PayPal, mas não um cubano residente em Cuba, porque viola os regulamentos do bloqueio, onde a legislação para proibir o comércio electrônico neste caso, é muito claro.

Já quiseram muitos jornalistas, que tem perdido seus empregos "ter a capacidade", para usar suas ferramentas de gestão e serviços, o gateway de pagamento, ou gateway para a transferência eletrônica de dinheiro através de cartões de crédito. No entanto, para não se enganem, tem seu Copyright © 2009 Geração Y - Todos os direitos reservados, algo que nenhum blogueiro cubano pode fazer a partir da Ilha.

2) Quem fez o suporte técnico do blog? Quem é responsável pela manutenção? Quanto custa para personalizar o software? O apoio a este site, que serve quase que exclusivamente ao seu blog, é o tipo de ferramenta desenhada especialmente por um perito, cujo salário anual é que não é Yoani que vai pagar com os royalties de seus dividendos. Até aqui, não chega o seu "patriotismo", ainda que para isso tenha dinheiro.

De acordo com os dados exibidos em domínios de Internet no Portal DESDE Cuba, que abriga o blog de Yoani, usa o sistema Joomla. Este é um complexo sistema de gerenciamento de conteúdo dinâmico e sistema de gerenciamento de conteúdo, cujos módulos só podem permitir que alguém com conhecimentos avançados o executem. E, claro, não é o caso desta senhora.




Se a geração Y parece um blog simples, no design, o blogger's eye percebe que este não é blog comum do ponto de vista dos requisitos técnicos.Ele tem versões em 18 línguas (e não um único tradutor para blogueiros), um tráfego intenso, com centenas de comentários em cada postagem, e os recursos para publicidade na Internet e para guardar a memória do site por um bom tempo. Isso só pode ser conseguido por uma boa subvenção. Apenas o tráfego causado por esta página, e os GB de comentários armazenados, além dos serviços de administração, a Geração Y exige dinheiro, especialmente se os servidores estão na Europa e não são grátis!


3) Quem é Josef Biechele, velho amigo de Yoani que "desinteressadamente" levou o servidor desde Cuba durante anos fora do país? Ele deve saber como subsidiar o portal, hospedado em um servidor de empresa Cronos AG Regensburg, uma subsidiária da empresa Strato, na Alemanha.


Se você visitar a página de provedor de Internet http://www.cronon-isp.net/index.html verá que o endereço de um usuário comum, neste caso, um blogueiro, não poderia estar entre os seus clientes.


 Não aparece publicado no menu, nem a lista de preços ou as condições ou características dos serviços.


Por que é indicado para se escrever  para esta empresa "Profissional de TI Serviços" e pedir diretamente o que seria o custo de hospedar um site? Isso significa que o serviço é feito pela contratação direta, não promovido.



Pareceria que a Cronon AG não tem interesse em marketing e confia demasiado de que seus prováveis clientes possam encontrar a empresa pela Internet ou cheguem a estes graças à recomendações. Este inusitado e muito original no mercado de telecomunicações deixa suspeitas sobre sua lista de clientes.



4) Quem paga o que informa a Cronon AG sobre as características de seus servidores, em alemão? Apresentado como segue:


• Área total de mais de 3500 m2 (espaço de exposição) divididos em 6 salas 
• Banda larga: conexões externas: 2 x 20 Gbit / s para a espinha dorsal da Freenet, 1 x 10 Gbit / s para o Frankfurt DE-CIX, conexões menores entre largura de banda de até 155 Mbit 
• 1 GBit transporte de entrada e saída 
• Energia / Elétrica: 48 e 230 volts em todas as áreas Várias UPS redundantes (por parcela para cada 230 e 48 volts) 
• Na alimentação de emergência: 4 x motores a diesel e dois a diesel x Reserva Um megawatt de potência (6 Mega watts total de benefícios) 
• 45.000 litros de armazenamento de diesel pré-aquecida continuamente, hora de início 40 segundo 
• 6 estações próprias estações de transformador com um megawatt 1 
• Controle de acesso: 24 / 7 de segurança Leitor de Cartão Antecedência Vigilância CCTV Registro escrito


Ele diz que é um servidor que pode dispor de "conexões externas: 2 x 20 Gbit / s ". Em outras palavras, não é um provedor qualquer.



Mas suponha que "o primeiro mundo está cheio deles, porém, levado à realidade-Cuba, por obra e graça de bloqueio que jamais foi criticado por Yoani, significa que o site que hospeda o blog Generación Y, tem 60 vezes(!!) a largura de banda disponível para toda Cuba, para todos os usuários da Internet!



5) Através de quem fez o registro de domínio do blog de Yoani? 


Foi feita através de GoDaddy, a empresa preferida do Pentágono para abrigar sites utilizados na guerra cibernética. GoDaddy é a maneira anônima e segura de comprar um domínio nos Estados Unidos, diz a empresa. Comprar!. Você entende que não se deve a nenhuma astúcia de meninos travessos como o seu marketing político e publicidade pretendem fazer crer?


Por que o anonimato, se supostamente não seja crime e Yoani é "tão ousada"? Por que usar a mesma estratégia do Pentágono? "Casual"? Como logra o "Super Yoani" que GoDdady não lhe feche o domínio, como fez com outra registradora de domínios americanos, com outras dezenas de sites que promovem eventos culturais e viagens para Cuba? Por que ninguém fala sobre as restrições que Cuba está tendo com Obama, para o comércio electrônico, com a graça do bloqueio?



6) O blog de Yoani, curiosamente foi o primeiro a divulgar o serviço de notícias on-line para fins subversivos, vovô, no link http://www.granpa.info


 Não se incomodou em mascarar a sua relação com os patrocinadores, que seguiu as mesmas diretrizes para o registro e localização de servidores usados na Europa para o blog Generación Y.


O domínio Granpa foi criado em 09 de junho de 2009, com proprietários anônimos. O servidor está em Copenhague, na Dinamarca. O proprietário da conta que pagou o domínio, registrado em um endereço de cartão de crédito no paraíso fiscal das Ilhas Cayman, de acordo com os registros apresentados publicamente na Internet. O endereço IP que está hospedado no site é 82103135163, que pertence ao ISP Easyspeedy Networks.



Vovô é um serviço exclusivo para Cuba, com a característica de que qualquer pessoa pode registrar um número de telefone da ilha, mesmo na ausência da vontade do proprietário do telefone. O que possui um telefone celular em Cuba não recebe um código de acesso para verificar se realmente deseja receber notícias diárias, selecionadas em três jornais de raivosa filiação anti-cubana: El Nuevo Herald, de Miami e Cubaencuentro e Penúltimo Dia, da Espanha.



Entenda-se que este serviço está disponível para enviar mensagens, massivamente, mesmo que você não tenha pedido, em clara violação das regras que protegem a privacidade da Internet e regulamentos digital anti-lixo. Como é sabido, as taxas internacionais de mensagens móveis são pagas.


 No site da Vodafone, um provedor de serviços de telecomunicações na Espanha, pode ver-se que o preço deste serviço, de envio de mensagens para outros países na Europa e no estrangeiro oscila entre 1,16 e € 2,50 por mensagem. Confira na web: http://www.cronon-isp.net/index.html


Assim, quanto custam, em que disposições e quem financia essas envios massivos de sms a Cuba, da Europa?



7) Quantos  blogueiros no mundo teem ao Grupo Prisa da Espanha como agenciador? Por que a Prisa, que supostamente passa por uma dura crise financeira, foi capaz de comprar o site Notícias 24 horas na web- o site mais agressivo contra o governo da Venezuela-, e pagar a Yoani um prémio de 15 000 euros? 


Nada menos do que o Ortega y Gasset, tradicionalmente dado a personalidades da literatura, com vasta experiência e ofício. O que não é o caso.


Como é possível que a editora italiana Rizzoli pague 50 000 euros para um "escritor desconhecido"? Esse dinheiro não irá nunca receber qualquer outra figura indiscutível da literatura cubana. A esta lista acrescente cerca de 100 prêmios, incluindo a menção recente no Maria Moors Cabot, da Universidade americana de Columbia.



Eu não quero acusar Yoani de mercenária, não que vá ela mesma se acusar! A imagem que que lhe tem desenhado é mentida até mesmo quando a chamam de revolucionária, só que decepcionada e frustrada, tudo por conta de sua "dor" e sua terapia no blog, que alguém paga por seus "grandes sacrifícios patrióticos" (dinheiro não tem Pátria).



Com tudo dito acima, não se faria pensar em um  sofisticado marketing contra Cuba? Poderia seu blog ter a visibilidade alcançada sem sustento econômico de boa qualidade, mesclados com prêmios?


 Yoani não fala para o cidadão comum da ilha, lhe encanta acreditar e desfrutar que é obra da "repressão", se não é lida. Mas ela sabe muito bem puxar a "brasa para sua sardinha". Lembra-se quando ela disse: "Nem pelotões, nem grupos compactos", para distanciar-se do esgoto da blogosfera cyberdissidente?. (De esgoto, lhe disse Zoe Valdez, você entende). Nada, o dinheiro e os méritos, eu diria. Bem, como seu marido escritor também, claro.

Assim, as mensagens desenhadas, esmagadas pelos princípios da ciberguerra do Pentágono para um público "externo", com interesses perversos que não podemos assumir que ignora, como aqueles que financiam as suas terapias para suas frustrações.


Um comentário:

  1. Sim! Os blogs são terapêuticos.
    Chego do serviço cansada e de um blog passo para outro. Na segunda feira então, adoro!Tem notícias de minha cidade Itambacuri no blog
    http://www.itambacuriemfoco.blogspot.com/. é administrado por uma mulher muito corajosa, que eu admiro muito, que joga toda sujeira de minha cidade pra cima do tapete. Pena que lá eu não posso colocar nenhum comentário. Tenho medo!

    ResponderExcluir

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.