sábado, 15 de janeiro de 2011

Atrocidade Social Corporativa I - Chiquita Brands

Vicent Boix (da Espanha. Argenpress cultural colaborativa)

Em setembro de 2007, a Chiquita Brands International, uma das maiores empresas multinacionais envolvidas na exportação de frutas, foi condenada a pagar R $ 25 milhões em uma corte federal em Washington. 

Parece que a corporação tinha financiado as Forças de Defesa da Colômbia (grupo paramilitar colombiano de extrema direita), para granjear assim a sua simpatia e proteção em um estado que vive um clima permanente de violência. O crime em si, foi reconhecido logo após e que de 1997 até 2004, capitalizaram esse grupo irregular, com mais de um milhão de dólares. 

Seguindo o padrão nos últimos anos, a empresa foi processada quatro vezes em seu próprio país pela mesma razão. Foram mais de 600 famílias que sofreram a morte de um dos seus membros nas mãos desse grupo terrorista, que conduziram processo para requerer à empresa valores que excedem os 11.000 milhões de dólares, embora o relatório diga que alguns destes casos possam ser julgados pelos tribunais dos EUA. 

Eles não foram os únicos que, segundo organizações de direitos humanos, famílias de cinco missionários americanos liquidados pelas FARC, processaram à Chiquita pelo mesmo motivo em um tribunal da Flórida. Ao contrário dos casos de colombianos mortos por grupos de direita, em fevereiro de 2010, ela foi aceita pelo juiz no caso em apreço que os americanos religiosos foram exterminados e os executores suspostos guerrilheiros, à esquerda, presumivelmente, também, é claro. [ 1] 

Chiquita disse que não só o financia economicamente, mas também é responsável pelo transporte de armas para equipar e abastecer o bando armado. Em março de 2007, a revista colombiana "Semana" revelou detalhes de um diário pessoal de um dos líderes das AUC. Nele, além de reconhecer o financiamento direto pela empresa, revela que seus barcos foram usados para o transporte de armas para os "paras". [2] 

Os desembolsos para a AUC e outros grupos, foram feitas por Banadex, sua ex-filial do país sul-americano. Estavam localizados principalmente em duas regiões onde a empresa comprou as bananas cultivadas para exportação: Uraba e Santa Marta. 

É engraçado, porque a 35 km de Santa Marta está localizada Ciénaga, município que em dezembro de 1928 abrigou uma passagem obscura na história colombiana conhecida como "o massacre da banana". Naquele mês, as bananas amarelas são passadas a vermelhas do sangue, quando o exército colombiano massacrou centenas de trabalhadores de banana da Colômbia que tinha começado uma greve por tempo indeterminado para exigir condições dignas de trabalho. 

Este azíago capítulo obteve a eternidade graças à pena magistral de García Márquez. Em "Cem Anos de Solidão", escritor colombiano que lembrou da tragédia e escreveu: 

“Una semana después seguía lloviendo. La versión oficial, mil veces repetida y machacada en todo el país por cuanto medio de divulgación encontró el gobierno a su alcance, terminó por imponerse: no hubo muertos, los trabajadores satisfechos habían vuelto con sus familias, y la compañía bananera suspendía actividades mientras pasaba la lluvia. La ley marcial continuaba, en previsión de que fuera necesario aplicar medidas de emergencia para la calamidad pública del aguacero interminable, pero la tropa estaba acuartelada. Durante el día los militares andaban por los torrentes de las calles, con los pantalones enrollados a media pierna, jugando a los naufragios con los niños. En la noche, después del toque de queda, derribaban puertas a culatazos, sacaban a los sospechosos de sus camas y se los llevaban a un viaje sin regreso. Era todavía la búsqueda y el exterminio de los malhechores, asesinos, incendiarios y revoltosos del Decreto Número Cuatro, pero los militares lo negaban a los propios parientes de sus víctimas, que desbordaban la oficina de los comandantes en busca de noticias. «Seguro que fue un sueño -insistían los oficiales-. En Macondo no ha pasado nada, ni está pasando ni pasará nunca. Este es un pueblo feliz.»

Naqueles anos, a terra onde floresciam as bananas , onde milhares de camponeses foram explorados, pertenciam à United Fruit Company, a lendário bananeira da América Central que durante décadas definiu a Centroamérica a seu livre arbítrio, orquestrando golpes de estado e campanhas de desestabilização e de colocação de seus associados políticos para atingir às suas aspirações e o monopólio comercial total do comércio, e não apenas de bananas, mas de qualquer cultura e do produto. Sem dúvida, foi a empresa que explorou com mais vigor e persistência os caminhos insondáveis da "república das bananas". 

A United foi imortalizada como "Mammy Yunai" pelo escritor costarriquenho Luis Carlos Fallas. E para além deste e de García Márquez, outros romancistas expressaram no documento os métodos peculiares de subordinação, enriquecimento e controle da grande bananeira. A destacar entre muitos para o Prêmio Nobel, Miguel Angel Asturias, a "trilogia de banana", ao costarriquenho Joaquín Gutiérrez por "Puerto Limon" e "Murámonos Federico", de Honduras Amaya Ramon e sua "prisão verde", o nicaragüense Emilio Quintana com "Bananas" e, finalmente o próprio Neruda, em seu "Canto Geral", um poema dedicado ao "truste das bananas." 

E o que é realmente engraçado de tudo isso, uma vez que recorridos alguns pequenos cantos da amarela e pequena história da literatura e da América Latina é o nome que com o passar dos anos, os Estados Unidos, ou "mãe Yunai", como você preferir, mudou e se tornou - redobrem os trompetes e os tímbales - , Chiquita Brands. 

Como se vê claramente, a única coisa que mudou foi o nome. Os métodos violentos permanecem os mesmos. Suas práticas de cultivo atacam o meio ambiente, devastando a área e se concentrando na riqueza. Com este modelo de produção de alimentos passam fome as pessoas destinadas a cultivar estas sobremesas exóticas, enquanto as multinacionais continuam a impor sua própria agenda. Antes o faziam com os golpes e as balas dos exércitos nacionais, e agora com a ajuda de grupos armados irregulares. 

Na próxima semana: A Dole Food e Shell.
Notas: 1 http://www.derechos.org/nizkor/colombia/doc/paz/chiquita.html 2] http://www.semana.com/wf_InfoArticulo.aspx?IdArt=101630

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.