domingo, 26 de dezembro de 2010

Os Donos Da Mídia

por César Branco Borges
em "in Boicote à Globo"                                                   
no Facebook

Não deixem de acessar esse magnifico site que reune preciosas informações sobre quem controla a mídia em nosso país. As informações ali reunidas podem ser de grande utilidade para aqueles que estudam os meios de comunicação ou para aqueles que se interessam pela questão da concentração de poder midiático no Brasil. Nele vc pode ver quem controla as principais cadeias midiaticas , onde se situam os proncipais conglomerados ,suas relações com partidos politicos e grupos empresariais. O site é muiito bem estruturado e de facil utilização. 

Reproduzo aqui o texto de abertura da parte do site que fala sobre as redes de tv. Divirtam - se: http://www.donosdamidia.com.br/ 

"No Brasil, o Sistema Central de Mídia é estruturado a partir das redes nacionais de televisão. Mais precisamente, os conglomerados que lideram as cinco maiores redes privadas (Globo, Band, SBT, Record e Rede TV!) controlam, direta e indiretamente, os principais veículos de comunicação no País. Este controle não se dá totalmente de forma explícita ou ilegal. Entretanto, se constituiu e se sustenta contrariando os princípios de qualquer sociedade democrática, que tem no pluralismo das fontes de informação um de seus pilares fundamentais. 

Desde a década de 60, a configuração do sistema de redes nacionais foi sendo construída com duas características básicas: forte apoio dos recursos públicos e um modelo de negócios baseado na afiliação de grupos regionais privados a esses conglomerados nacionais. Até hoje, cerca de um terço das prefeituras municipais e outra parcela substancial de empresas públicas estaduais financiam a interiorização dos sinais das redes comerciais. 

O gráfico ao lado mostra o número de veículos ligados às {num_redestv} redes nacionais de TV identificadas pelo projeto Donos da Mídia. E, por exclusão, aqueles que não possuem relação de dependência com elas. Considera-se veículos vinculados às redes nacionais todas as emissoras de TV geradoras ou retransmissoras do sinal da cabeça-de-rede. Além disso, estão incluídos todos os demais veículos controlados pelos grupos regionais afiliados. Neste último bloco, são contabilizadas as estações de rádio, jornais, revistas e operadoras de TV por assinatura". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.