domingo, 13 de janeiro de 2013

2012: 45 jornalistas assassinados na América Latina e Caribe, e centenas de atentados


Primeira página do informe CIAP-FELAP sobre o assunto, completo aqui, em em PDF.

Informe 2012 da Comissão Investigadora de Atentados a Periodistas (CIAP) da Federação Latinoamericana de Periodistas (FELAP).

45 jornalistas e trabalhadores de imprensa foram assassinados em 8 países da América Latina e Caribe em 2012, sem que haja guerra alguma na região. Segundo relatórios de organizações de jornalistas à CIAP-FELAP, a idade em média das vítimas ascende a 38,7 anos. Em 2012, também, assassinaram 4 mulheres jornalistas, estudantes da profissão e trabalhadoras de imprensa, que representam 9% das vítimas.


Os assassinatos se concentram no México (17), Brasil (10), Honduras (9), Bolívia (4), Colômbia (2), Argentina (1), Equador (1) e Haiti (1). Os delitos no México se explicam em grande parte pela insensata guerra interna levada adiante pelo mandatário prestes a concluir suas funções, Felipe Calderón Hinojosa, em um cenário de corrupção crescente no aparelho do Estado.

No Brasil, os crimes irrompem em zonas fronteiriças controladas ou influenciadas por políticos corruptos aliados a caudilhos do narcotráfico e contrabando de armas. Os assassinatos em Honduras irromperam desde o golpe contra Manuel Zelaya em junho de 2009 com uma evidente conotação política e alcançam nível desproporcional em um país com 8 milhões de habitantes submetidos à grande desigualdade econômica, social e política, pela oligarquia no poder.

Na Bolívia os assassinatos expressam a insegurança cidadã que também afeta a jornalistas e trabalhadores de imprensa comum, ou usuários de transporte público à noite ou madrugada, igualmente ao restante dos trabalhadores do país.

Em toda a região houveram incontáveis atentados a jornalistas e trabalhadores de imprensa, ameaças de morte, e violações ao direito de informação de diferentes matrizes, principalmente nos países que encabeçaram a estatística de assassinatos.


Países                                                   Assassinatos

México                                                          17
Brasil                                                            10
Honduras                                                        9
Bolívia                                                             4
Colômbia                                                         2
Argentina                                                         1
Equador                                                           1
Haiti                                                                1
Total                                                              45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.