sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Veja como a imprensa avalia a censura às pesquisas no Paraná

A proibição da divulgação de pesquisas de intenção de voto no Paraná, determinadas a pedido da coligação “Novo Paraná”, de Beto Richa, está prejudicando não só a imagem do candidato mas também a do Estado. Veja abaixo a repercussão que a censura às pesquisas está tendo na imprensa nacional e regional e reflita: é esse o tipo de atitude e comportamento que esperamos de nossos governantes?





Zé Mané & Beto Richa
Fernando de Barros e Silva - Folha de S. Paulo - 01/10/2010
E, por falar em Mané, o candidato tucano ao governo do Paraná, Beto Richa, vem contando com a mão da Justiça do Estado para barrar a divulgação de pesquisas eleitorais, entre elas duas feitas pelo Datafolha. O nome disso é censura.

Não se sabe se Richa será eleito. Mas, no decorrer da campanha, ele chegou a ser saudado como uma liderança emergente no país. De que tipo de líder estamos falando?

Com sua atitude obscurantista, o filho de José Richa está se revelando um político de província, uma figura tacanha e de pendores autoritários. Se o futuro do PSDB for esse, coitado do PSDB.

José Simão - Band News FM - 01/10/2010

José Simão comenta a proibição da divulgação de pesquisas no Paraná. Ouça:










Especialistas veem censura e autoritarismo de Beto Richa
Gazeta do Povo – 01/10/2010

Para especialistas ouvidos ontem pela Gazeta do Povo, a série de impugnações de pesquisas de intenção de voto para o governo do Paraná, a pedido da coligação de Beto Richa (PSDB), é um ato de autoritarismo e censura. 
 
Para Sérgio Braga, professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de atentar contra a liberdade democrática o candidato Beto Richa está perdendo votos. “É lamentável e um erro político muito grande da campanha do Beto. Muita gente mudou o voto por causa disso”, afirma. “É um ato de desespero da campanha, de quem perdeu o rumo na campanha eleitoral.”
 
As pesquisas de intenção de voto, avalia Sérgio Braga, são um elemento a mais para os eleitores definirem o voto. Para ele, quando esses resultados não chegam à população é um sinal de autoritarismo. “Isso é uma grande mancha na vida política do Beto.”








Beto Richa, candidato ao governo do PR, censura imprensa e impede divulgação de pesquisas
VEJA online – 29/09/2010

Em recorrentes decisões que ferem a própria Constituição, o judiciário tem restringido a liberdade de expressão no Brasil. Nas últimas semanas, diversas decisões desse tipo beneficiaram o candidato ao governo do Paraná Beto Richa (PSDB). Por cinco vezes, institutos de pesquisa foram impedidos de divulgar levantamentos eleitorais que, em princípio, trariam resultados desfavoráveis ao candidato tucano. As decisões acabaram por atingir também publicações e blogs que faziam referência a tais pesquisas – ainda que sem esmiuçar seus resultados. Nesta quarta-feira, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiou a ação do ex-prefeito de Curitiba.







Jornal Nacional – 29/09/2010










Quando os tucanos pedem censura
Paulo Moreira Leite – Época Online – 28/09/2010

Trata-se de um caso didático para quem levou a sério as denuncias de ameaça à liberdade de imprensa levantadas nos últimos dias. Eu sempre disse que eram acusações de fundo eleitoral. O vexame paranaense demonstra isso.
 
Ao promover a censura, uma semana depois de acusar o governo Lula de pretender fazê-lo, os tucanos do Paraná deram uma demonstração da fraqueza de seus anunciados compromissos com a liberdade, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.