quarta-feira, 5 de maio de 2010

Teatralização política nos E.U., impede oportunidades econômicas em Cuba

do Huffington Post
Embora charutos e salsa pareçam infames para o socialismo, pouca gente sabe que Cuba foi, recentemente, o maior exportador de arroz para os EUA e o quinto maior mercado de exportação da América Latina, para as exportações agrícolas aos EUA, tendo $20 bilhões no comércio com a América, ao longo dos últimos três anos. Nossa economia pode beneficiar fortemente a melhora nessas relações, ainda que afastá-lo como aliado potencial.
Quando viajei à Cuba, com uma delegação do Congresso, recentemente, tornou-se claro que o embargo é imprudente, politicamente, economicamente e socialmente. Todos estamos satisfeitos. Autoridades cubanas, EUA, organizações de comércio, jornalistas, adidos culturais, diplomatas estrangeiros e produtores rurais.
Politicamente, agora que a América Latina está ao lado de Cuba, como evidenciado pelas reintegrações diplomáticas com El Salvador e Costa Ria e com a reintegração de Cuba na OEA e na Comunidade da América Latina e das Caraíbas, mostra-se prejudicial aos EUA, suas relações que veem o bloqueio, como atraso.
Os EUA já estão marginalizados , pois a CLACS proíbe expressamente a participação dos EUA.
O impacto dessa aderência Latina para a insularidade, não é insignificante. O presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, que rejeitou os esforços da secretária Hillary Clinton para levar sanções contra o Irã, considera o grande apetite de Cuba pelo crescimento, investindo na agricultura,infra-estrutura, incluindo portos e hotéis e um acordo com a empresa de petróleo do Brasil.
Nós vamos ver mais disto. Os cubanos estão procurando pretendentes. Com o Banco do Sul, a América Latina tenta afastar os EUA e o Banco Mundial, mas temos Cuba, ainda ao comprimento do braço. O Brasil,mais provavelmente e os outros, vão tomar o nosso lugar.
Quantomais continuarmos listando Cuba como um estado patrocinador do terrorismo, uma acusação bastante criticada pelos diplomatas, mais risco de credibilidade de nosso regime de segurança nacional e de prestígio na região.
Economicamente, a importância da cooperação é ainda mais evidente. Apesar do embargo comercial,há algum envolvimento. Cuba continua a confiar na agricultura dos EUA. Desde 2002, temos sido o maior fornecedor de Cuba em produtos agrícolas e alimentares, com Cuba comprando mais de US$ 3,2 bilhões em produtos desde 2001.
Esta dependência agrícola esta em perigo, o que coloca em risco os agricultores americanos. Em 2008 as importações de alimentos de Cuba comos EUA somaram US $ 712 milhões, caiu a US $ 533 milhões ano passado e continuam em queda neste ano.
Além de alimentos, outros recursos naturais oferecem um potencial de parceria. Os EUA, geologicamente,  estima que Cuba possui 9.000 milhões de barris de petróleo por explorar, juntamente com 9.000 milhões de metros cúbicos de gás natural. O governo cubano cita números mais elevados do petróleo, em 20 bilhões de barris. De qualquer maneira, não há dinheiro para ser feito, e os cubanos dão boas-vindas a participação de países que podem ajudá-los, a toque, no mercado do petróleo. Enquanto os E.U. desengata, países como Brasil, Rússia, Venezuela e China estão falando. Estamos claramente à falta de oportunidades de investimento.
Socialmente, os cubanos enfaticamente abraçam a convergência cultural entre os nossos países. Sua paixão pela música, arte, dança, história e arquitetura é onipresente, teem um desenho de 2,5 milhões de turistas anualmente para Cuba, 800 mil dos quais são canadenses. Se a proibição de viagens forem suspensas, 2 milhões de americanos são esperados imediatamente, crescendo a 4 milhões. Isso não é surpreendente. Havana mantém-se o maior do Caribe, a mais antiga e melhor preservada arquitetura colonial espanhola. O encanto da cidade é inebriante.
Devemos ampliar a cooperação em matéria de educação, medicina, ciência e esportes apoliticamente, melhorando o intercâmbios entre as populações. O presidente Barack Obama tem a autoridade para retornar as regras de acadêmicos, científicos, religiosos e outros "propósitos de viagem", de modo que a troca possa florescer novamente. Isto é como reconstruirmos  relações.
Nada disto invalida as dferenças que caracterizam as relações EUA-Cuba. Os cubanos continuam pobres, independentemente da educação (em quase 100 por cento de alfabetização), ou cuidados de saúde (todo mundo está coberto, para tudo). O governo é inadequado ao serviço da população e há uma sociedade palpável de repensar o serviço público. A reforma está vindo, embora não tão rapidamente, ou na forma como os EUA gostariam e anualmente há um gasto de US $ 60 milhões na construção da democracia, que é distribuído clandestinamente para a mudança de regime,  explicitamente. A América agrava o problema por incitar o governo, comprometendo a segurança dos reformadores e marginalizando os EUA. A propensão, ao posicionamento dos EUA sobre os comunicados à Cuba relacionadas principalmente como reprimendas sobre os direitos humanos ressoa como uma singularização inconsistente fora.
Em meio à aspereza, os EUA e Cuba estão cautelosamente coordenados em áreas de interesse mútuo, tais como migração, luta contra a droga e prevenção de catástrofes. Os EUA deve tirar partido disto mais cedo ou mais tarde, antes de optar por outros, enquanto nós opt out. Cuba não é o inimigo. Ela pode frustrar a propensão americana para a promoção da democracia, mas seu comportamento não é nada de tão nefasto como o de certo aliado dos EUA, em outro lugar.
A hora é agora para participar. Os cubanos estão cada vez mais confabulando sobre a reforma da linha lateral, enquanto nós mesmos, só na conversa.

 Rep. Mike Honda é uma democrata da Califórnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.