segunda-feira, 15 de março de 2010

A nota a seguir é do Movimento Sindicato é Pra Lutar!


Do Carta Maior:
Solidariedade a Laura Capriglione e Lucas Ferraz
Movimento "Sindicato é Pra Lutar!", coletivo de oposição à direção do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, divulga nota de solidariedade aos repórteres Lucas Ferraz e Laura Capriglione, da Folha de São Paulo, que foram atacados, nas páginas do próprio jornal, por Demetrio Magnoli, a pretexto de criticar a matéria "DEM corresponsabiliza negros pela escravidão". "Será que a Folha de S. Paulo pretende, com a ajuda de Magnoli, extirpar do jornalismo brasileiro atual qualquer voz questionadora do pensamento único externado pelos donos da mídia e pelos plutocratas do DEM?" - pergunta a nota.
A nota a seguir é do Movimento Sindicato é Pra Lutar! - coletivo de oposição à direção do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo:

A Folha de S. Paulo perpetrou um ato dos mais baixos contra dois de seus funcionários. Designou, ou permitiu, que um colunista de aluguel, o sr. Demétrio Magnoli, atacasse pesadamente e com termos ofensivos os repórteres da casa Laura Capriglione e Lucas Ferraz (“O jornalismo delinqüente”, 9/3). A pretexto de criticar a matéria “DEM corresponsabiliza negros pela escravidão” (Folha, 4/3), por eles assinada, Magnoli envereda pelo perigoso terreno da galhofa e da injúria, atacando ainda o historiador Luiz Felipe de Alencastro, pesquisador sério e autor de obra respeitável.

Os repórteres cobriram a audiência pública sobre a política de cotas para afrodescendentes realizada no STF. Na ocasião, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou que também os negros deveriam ser responsabilizados pela escravidão. Ao tentar livrar a cara do parlamentar goiano, Magnoli afirma que “Demóstenes Torres disse o que está nos registros históricos”. Não aponta quais.

A certa altura, faz a seguinte citação para comprovar suas acusações: “Num livro publicado em Londres, que está entre os documentos essenciais da história do tráfico, o antigo escravo Quobna Cugoano relatou sua experiência na fortaleza de Cape Coast: ‘Devo admitir que, para a vergonha dos homens de meu próprio país, fui raptado e traído por alguém de minha própria cor’”.

Magnoli não cita o nome do livro. Será que o leu por inteiro? Trata-se deBury the chains: prophets and rebels in the fight to free an empire’s slaves, de Adam Hochschild (ed. Houghton Mifflin, 2005). Boa parte de seu conteúdo pode ser encontrada no Google.

Ao contrário do que o intelectual de almanaque leva a crer, não se trata de uma obra sobre a responsabilidade dos negros na escravidão. Seu tema é a luta abolicionista na Inglaterra em fins do século XVIII, pelo fim ao regime de cativeiro patrocinado pelo império britânico.

Não é novidade que sobas africanos entravam como sócios menores no lucrativo negócio de seres humanos, realizado por comerciantes brancos das metrópoles européias e das colônias americanas. Mas Magnoli não diz que a escravidão era uma relação social fundamental no antigo sistema colonial, como Fernando Novais e outros analisaram com maestria. Logo, apesar de existirem negros que lucravam com transações desse tipo, não eram eles os agentes determinantes. A escravidão era a mola mestra do colonialismo. A responsabilidade principal era dos países europeus e não dos chefes tribais.

Será que a Folha de S. Paulo pretende, com a ajuda de Magnoli, extirpar do jornalismo brasileiro atual qualquer voz questionadora do pensamento único externado pelos donos da mídia e pelos plutocratas do DEM?

A reportagem de Laura Capriglione e Lucas Ferraz é correta, clara e objetiva. Limita-se a registrar a peculiar visão de mundo de um dos líderes nacionais de um partido de direita. Queremos expressar nossa irrestrita solidariedade aos repórteres, traiçoeiramente atacados com a conivência do próprio jornal.

São Paulo, 10 de março de 2010

Assinam pelo Movimento Sindicato é Pra Lutar!
(coletivo de oposição à direção do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo)

Gilberto Maringoni, jornalista
Lúcia Rodrigues, jornalista
Igor Fuser, jornalista
Luciana Araújo, jornalista
Fausto Salvadori, jornalista
Otto Filgueiras, jornalista
Maíra Kubik Mano, jornalista
Miguel de Oliveira, jornalista
Luiz Gustavo Mesquita, jornalista
Pedro Pomar, jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.