sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Há 61 anos Atlético conquistava o Campeonato Paranaense de 1949, que rendeu ao clube o apelido de Furacão.

Extraído do site do Clube Atlético Paranaense

O dia 19 de novembro é histórico para o Clube Atlético Paranaense. Afinal, há exatos 61 anos, em 19 de novembro de 1949, o clube conquistava o Campeonato Paranaense daquele ano, consolidando a melhor campanha de um time arrasador, capaz de marcar 49 gols em 12 partidas, com 11 vitórias consecutivas e apenas uma derrota, no último jogo do campeonato, quando o título já estava consolidado. Uma trajetória irretocável, que rendeu ao time o apelido de Furacão, que perdura como sinônimo de Atlético Paranaense até hoje em todos os cantos do país.

Mais do que o rótulo de Furacão, o exemplo de garra, vontade, determinação daquela equipe, comandada pelo técnico Motorzinho, persistem até hoje e servem de exemplo para o CAP neste momento decisivo em que o clube se depara, na disputa por uma vaga entre os primeiros colocados do Brasileiro e o sonho de retornar à Copa Libertadores da América após cinco anos. É o passado servindo de exemplo e inspiração, para que o time de hoje, comandado por Sérgio Soares, consiga superar as próximas três e últimas barreiras até tornar realidade o sonho da América: vencer jogos difíceis e importantes, contra adversários qualificados, como Grêmio, Ceará e Avaí, e transformar novamente o Furacão do Brasil no “ Huracán de América”.
 
 
 O time de 1949 em campo. Equipe que deu origem ao apelido Furacão
 Arquivo: Site Oficial do CAP
 
Uma conquista em 11 atos

Falar da conquista do Campeonato Paranaense de 1949 sem se voltar aos números impressionantes do CAP na competição é injusto. Foram 12 jogos, com a expressiva marca de 11 vitórias consecutivas e apenas uma derrota, depois que a conquista do título já estava consolidada. O time marcou 49 gols (com a expressiva média de 4 gols por partida) e sofreu 19.

Com vitórias convincentes, o Atlético passou a primeira fase da competição dando mostras de que seria arrasador no campeonato. Em seis jogos, venceu todos – e por goleada! Foram 27 gols a favor e 7 contra, com destaque para as vitórias sobre os tradicionais rivais da época: 5 a 1 no Britânia, 4 a 2 no Ferroviário e 5 a 1 no Coritiba.

No segundo turno, o CAP precisou de apenas quatro rodadas para soltar o grito de “É Campeão!”. Venceu o Água Verde por 7 a 3, o Britânia por 4 a 2 e o Palmeiras por 4 a 3. No dia 19 de novembro, entrou em campo na Baixada do Água Verde para enfrentar o Juventus, com a certeza de que uma vitória simples garantia o título ao time com duas rodadas de antecedência. Mas o simples não satisfazia aquela equipe, que aplicou uma goleada de 4 a 0 no adversário, gols de Cireno, dois de Neno e Rui. Era a vitória para consagrar o melhor time do ano e uma das melhores formações da história do futebol paranaense.

Ainda na competição, o Atlético venceu o Coritiba por 3 a 2 e perdeu a última rodada para o Ferroviário por 2 a 0. Uma derrota unitária e que não apagou o brilho daquele time, daquele Furacão que avassalou todos os estádios onde atuou. Como forma de homenagear aquele grande time, os atletas receberam um diploma de “Doutores em Futebol”, como reconhecimento ao brilhante futebol que praticavam.

O time campeão de 49 atuou contra o Juventus com a seguinte formação:Laio; Délcio e Waldomiro; Waldir, Wilson e Sanguinetti; Viana, Rui, Neno, Jackson e Cireno. Técnico: Motorzinho

Antes de Furacão, time era “tufão”

O apelido Furacão passou a ser utilizado para o Atlético Paranaense em 1949, após a incrível campanha do clube no Estadual daquele ano, com 11 vitórias consecutivas e 49 gols marcados. Mas, antes de ser chamado Furacão, o time chegou a ser apelidado pela imprensa esportiva da época e pelos torcedores de “Tufão”. A comparação com o fenômeno meteorológico surgiu ainda na primeira fase do Paranaense daquele ano, devido às impressionantes vitórias por goleada. Entretanto, como as vitórias elásticas persistiram, logo o apelido foi substituído por “Furacão”, devido principalmente à maior força e intensidade que o furacão transporta em si.

CAMPANHA:

1º Turno
14/05 - Atlético 4 x 2 Água Verde
22/05 - Atlético 4 x 0 Palmeiras
05/06 - Juventus 1 x 5 Atlético
19/06 - Britânia 1 x 5 Atlético
03/07 - Atlético 4 x 2 Ferroviário
07/08 - Coritiba 1 x 5 Atlético

2º Turno
18/09 - Água Verde 3 x 7 Atlético
25/09 - Atlético 4 x 2 Britânia
13/11 - Palmeiras 3 x 4 Atlético
19/11 - Atlético 4 x 0 Juventus
27/11 - Atlético 3 x 2 Coritiba
04/12 - Ferroviário 2 x 0 Atlético

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.