sábado, 6 de novembro de 2010

Globo News, previdência e a pauta do governo Dilma


Este texto, "linkado" do excelente Futepoca, nos mostra como a Imprensa de um modo geral, difunde "dramas" brasileiros, embasados  no mesmo conhecimento que eu possuo sobre "Arte Javanesa".
O mais patético disto, que mesmo com a explicação da Professora Lena Lavinas, que está ali, pronto para... "degustarmos", posto que "arte do conhecimento" sobre aquilo de que se está falando, o título, em cima do vídeo, na página da GloboNews, é nada mais, nada menos que: "Dilma terá que lidar com rombo bilionário na Previdência".
São por distorções como esta, que muitas pessoas que se interessam por assuntos político-econômicos, com a maior honestidade, mas que se permitem ficarem reféns, apenas, da versão da velha imprensa, para não chamá-la PIG, que seria deselegante, acabam por muita vezes, ficando do lado contrário à razão.
É uma pena!! 

Posted: 05 Nov 2010 12:38 PM PDT
A entrevista da GloboNews com a professora Lena Lavinas, da UFRJ, cumpre duas funções. Primeiro, mostra como a grande mídia está tentando novamente influenciar a agenda do governo eleito, inserindo uma pauta conservadora no debate, apesar da clara mensagem das urnas em favor de políticas de combate à desigualdade. Aqui, cabe lembrar que o pessoal de esquerda (também conhecido como "nóis") precisa cumprir o mesmo papel e puxar o governo para a pauta que nos interessa, especialmente uma ação mais forte no combate à desigualdade.

Aliás, já que a presidenta está falando em reforma tributária, que o debate passe pela introdução de maior progressividade nos impostos, diminuindo a carga sobre os mais pobres (e a classe média deve se beneficiar aqui, creio, do alto de minha ignorância tributária) e aumentando sobre os mais ricos. Se houver conhecedores do tema entre os leitores, por favor, contribuam.

A segunda razão para ver o vídeo é dar destaque mais uma vez à absoluta contradição entre a chamada "Dilma terá que lidar com rombo milionário na previdência" e a argumentação da professora, que nega desde o início a existência do tal rombo. Nesse ponto, destaque para o baile que as jornalistas globais levam de Lavinas, que dá uma verdadeira aula sobre previdência e seguridade social.

A terceira razão é a supracitada aula sobre um tema dos mais importantes para quem acredita na construção e consolidação de um aparato de proteção social no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.