quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Propaganda eleitoral de Serra, em cinema, no Rio


Paulo Roberto Franco Andrade

*Recebi, de um amigo do Rio:*


"Ontem precisava fazer hora e aproveitei para ir ao cinema, numa sala do
grupo Severiano Ribeiro.


Antes do início do filme, entre outras coisas, foi apresentado um noticiário
(algo como o antigo "Atualidades Atlântida") sob a justificativa de estar
sempre em dia com o que está acontecendo. Nada mais que 4 ou cinco
"notícias".


O "Noticiário" começou falando sobre as eleições presidenciais dizendo que
as pesquisas apontavam uma diferença de 11 pontos entre Serra e Dilma. Em
seguida, de forma bem mais rápida, una notícia sobre a Erenice (infelizmente
fui pego de surpresa que nem sei o que foi mostrado). Algo que lembra a
propaganda subnliminar. Encerram-se as informações sobre a campanha e são
dadas mais duas ou três notícais curtas e ponto final.


No mínimo parecem caber as seguintes perguntas:


1) É possível tratar de camapnha eleitoral nas salas de cinema durante o
período eleitoral?


2) No caso em tela, não seria o caso de falar, o mesmo tempo, sobre os dois
candidatos? Não seria o caso de falar sobre o Paulo Preto?


3) Será que a forma como a notícia sobre a Erenice foi apresentada não
funciona como uma mensagem subliminar?


4) Não seria o caso da campanha da Dilma verificar se não caberia uma
representação à empresa e à campanha do Serra?


Um abraço"

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