As outras duas partes, você encontra abaixo, no blog. (Parte 1 e Parte 2)
Parte 3
Por: Miguel Giribets (especial para ARGENPRESS.info)
Um exemplo do crescimento da dívida pública e as consequências que isso acarreta nos oferece alguns fatos sobre os Estados Unidos, foram "750 000 bilhões em gastos militares, e 1,5 trilhões de dólares em resgate aos bancos - estas são as operações que foram implementadas no período 2008-2009 - [...] Se a despesa militar é adicionado aos pagamentos feitos aos bancos, chegamos a um número que é maior do que todas as receitas do Estado .
Em um ano, as receitas do Estado estão em torno de EUA $ 2,3 trilhões, e grande parte deste montante é utilizado para financiar a guerra e a fraude, que é produto da crise econômica [...] se olharmos o programa que foi implementado por [no governo] Bush, de 750.000 milhões de dólares e, em seguida um outro esquema semelhante foi implementado no início do mandato de Obama [... ] Um trilhão de dólares. mais ou menos [...] o total dessas operações de resgate por vários meios é estimado entre 6 milhões e 8 milhões de dólares, que seriam três ou quatro vezes a renda anual do Governo Federal dos Estados Unidos ".
"... O Estado vai se endividar e aqueles que estão monitorando o estado são os bancos, à direita. [...] Aqueles que são beneficiários da operação de resgate por sua vez, também são credores do Estado, e este processo circular se chama financiar o endividamento [...] dizem os bancos: 'Bem, nós temos que pagar o dinheiro, porque temos que financiar a dívida que resulta do déficit fiscal, devido tanto ao gasto com a defesa com as em favor das operações de resgate."
"Nós temos uma situação extremamente grave em relação à estrutura fiscal dos EUA, o que leva a uma situação de fato de privatização do Estado, porque não há dinheiro para financiar a saúde, educação, obras públicas, o que for. Então, gradualmente , se vê uma privatização do Estado e é também a privatização da guerra. Isso já está acontecendo, e uma parte importante desta guerra é feita por empresas privadas, mercenários, também ligados ao complexo militar e industrial. " (18)
Os "resgates" bancários aumentam a dívida pública. Os capitais especulativos conseguem que o Estado deixe de financiar os gastos sociais (pensões, saúde, educação ...) e o investimento público, em suma, o Estados renuncia a qualquer plano para relançar a economia, para refinanciar, através da dívida pública (em muitos casos, a preços nunca vistos), a economia especulativa.
No caso dos Estados Unidos esta política é ainda mais grave, uma vez que se tem renunciado a gastos sociais e investimentos públicos, mas não aos gastos militares. O comércio de armas cresceu 22% em 2005-2009 em comparação com cinco anos anteriores. Os gastos militares em 2009 foi 5,9% superior ao de 2008, atingindo US $ 531 milhões, dos quais 65% são para os Estados Unidos (fonte: Instituto Internacional de Investigação para a Paz). "(Estados Unidos) é responsável por 48% dos gastos militares globais. Estas despesas consomem 54% do orçamento dos EUA contra 6,2% 5,3% da Educação e Saúde ". (19)
"Na América, os montantes engolidos nas operações de resgate, apenas no setor financeiro foram 8,4 bilhões de dezembro de 2007 até o final de dezembro de 2008, um montante equivalente à metade do produto interno bruto." (20) Estes números só são possíveis com um grande aumento na dívida pública. "O estoque da dívida pública dos Estados Unidos subiu de 62,1% do PIB em 2007 para uma projeção de 92,6% em 2010. Na zona do euro subiu de 65,7% para 84,1% no Japão de 18,7% para 227,3% e na Grã-Bretanha de 44,1% para 78,2% (World Economic Outlook de Abril 2010 do FMI,) (21).
Além disso, devido à crise, o déficit fiscal também disparou. A média da maioria dos países desenvolvidos alcançou um déficit orçamental de 9% do PIB. "O déficit fiscal dos Estados Unidos em 2010, 8,8% do PIB na zona do euro, 7% no Japão, 7,8% e Grã-Bretanha de 10,5% do PIB . (22)
As economias mais poderosas do mundo têm uma dívida entre 200% e 550% do PIB. "Os latino-americanos lembram os anos 80 quando os nossos níveis de endividamento incontroláveis estavam na casa de, entre 150% e 200%, no máximo." (23)
Antes da crise, os países poderiam viver sem os problemas da dívida pública, porque o dinheiro era barato e disponível, sem dificuldade. Com a crise, "Os bancos não encontraram dinheiro fresco a tempo foram comprados por outros bancos (JPMorgan comprou o Bear Stearns e WaMu) ou pelo Estado (como aconteceu na Inglaterra com o Northern Rock Bank, Royal Bank of Scotland e do estabelecimento de hipotecas Bradford & Bingley, enquanto o governo holandês comprou o ABN Amro, o governo belga Fortis Bank comprou temporariamente para revenda, após o banco francês BNP Paribas, o governo dos EUA "nacionalizou" o Freddie Mac, o Fannie Mae e AIG, etc .) "(24)
Assim, os países capitalistas mais desenvolvidos (EUA, Europa e Japão), entregaram aos bancos 2.000 bilhões de dólares.
Segundo Joaquin Almunia, vice-presidente da Comissão Européia e Comissário da Concorrência, os países da zona do euro levaram 10 anos para absorver a dívida, uma vez que a dívida representa 20% (outras fontes perto do FMI falam 25%) do PIB .
"Bilhões de dólares em dívida para com a Alemanha, a Espanha cerca de 238, 220 França, Grã-Bretanha 114, Itália e Portugal 28 31. Itália deve a França 500, Alemanha 190, a Espanha e a Grã-Bretanha 77 47. Portugal e Espanha 86, Reino Unido 24, França 45 e Alemanha 47. Irlanda e Grã-Bretanha 188, França, Alemanha, 184 e 60, a Grécia a França 75, Alemanha e Grã-Bretanha 45 15. "(25) da dívida pública europeia é de 10 trilhões de dólares, sendo os bancos alemães e franceses principais credores.
"No caso da Espanha, o pagamento dos juros da dívida pública no local (mais de 20.000 milhões de euros) já é o terceiro maior item do orçamento, perdendo apenas para as pensões e subsídios de desemprego." (26)
Em junho de 2009 o Banco Central Europeu lançou uma emissão obrigacionista de um ano a partir de 442 mil milhões de euros.
... E começa o ajuste: o G-20 em sua reunião em junho de 2010 na Coréia do Sul, agora abençoa o ajuste econômico, em comparação com as políticas de estímulo que defendia ", mas não se punham em marcha até agora. Ainda se dá o caso de que países como (Grécia, Portugal e Espanha) tem os gastos públicos (incluindo os gastos sociais) mais baixos da UE-15, o grupo dos países mais ricos da União Europeia, a que pertencem . Olhe-se como se olhar (ou a despesa pública em percentagem do PIB, bem como as despesas públicas per capita, quer em percentagem da população adulta que trabalham no sector público), todos esses países estão "na cola" do UE-15. Seu setor público é subdesenvolvido. seus estados de bem-estar, por exemplo, estão entre as menos desenvolvidas da UE-15. "(27)
A dívida pública é o foco de atenção do capital especulativo, que, com a ajuda das "agências de rating", a UE e os governos, disparou o preço dos títulos. As "agências de rating", que fazem vista grossa sobre a crise do subprime nos Estados Unidos agora empregam um rigor (suspeito) desproporcional em relação ao financiamento europeus. "Há poucos dias, o senado dos U. S., acusou às agências qualificadoras de falharem e agirem de modo inadequado antes da grande crise do último exercício. O relatório do Senado acusou os bancos S & P e Moody's de ajudarem a ocultar os riscos de investimentos apresentados enquanto as duas agências cobravam comissão desses mesmos bancos.
Face à crise que eclodiu há três anos, nos tem feito crer que a intervenção governamental em favor das instituições financeiras foi insuficiente. Agora, nos estão dando a impressão de que todos os problemas estão na dívida pública. E únicas alternativas são direcionados para o aumento de impostos, cortes de salários, de gastos sociais e a privatização.
Os bancos de fundos de hedge "conseguem muito dinheiro do BCE a baixíssimos interesses (1%), com o que compram títulos do governo que dá um rendimento de até 7% e 10%, ajudado por seus agentes de qualificação (que têm credibilidade zero, tendo definido um número de bancos e instituições financeiras como saudáveis dias antes do colapso), que avaliam negativamente os bancos públicos, para conseguirem maiores interesses.
"Some a isso os fundos de hedge, fundos de hedge que estão especulando que os colapsos do euro baseados na Europa, centro financeiro de Londres, a City, o chamado" Wall Street Guantánamo "por causa de sua falta de supervisão pública, é ainda mais baixa (o que está dizendo alguma coisa) do que ocorre no centro financeiro dos EUA.
"Como diz Joseph Stiglitz, com todos os recursos gastos em ajuda aos banqueiros e acionistas poderia se ter criado os bancos públicos já estão assentados sobre os problemas de crédito que estamos enfrentando." (30)
Em suma, devemos enfatizar que as políticas econômicas de "ajuste" que estão sendo implementadas não trarão qualquer recuperação econômica, mas estão levando a mais crise. "... Qualquer estudante do primeiro ano sabe que impor medidas de austeridade, a nível nacional e mundial, que é o caso do que foi proposto no G-20 e também sob os auspícios do Banco Internacional de Pagamentos, e que representa os bancos centrais, que existe uma espécie de consenso que para resolver a crise, temos de implementar medidas de austeridade, mas como se sabe as medidas de austeridade não são uma solução, mas uma das causas da crise, como o corte do orçamento, cortando gastos, cortando crédito para pequenas e médias empresas, irá, ao mesmo tempo, aumentando os níveis de desemprego, esmagando o salário, que é o caso na maioria dos países europeus. "
"Espanha e Portugal têm taxas de desemprego de cerca de 20% e oficialmente sobre a questão-chave aqui é que a solução proposta, não só nacionalmente, mas em todos os países, emitido pelo consenso neoliberal, é que temos que implementar medidas de austeridade ... "
"... Mas a economia estagnada civil devido, em primeiro lugar, a transferência de riqueza, não só nos últimos anos, podemos dizer que desde o início dos anos oitenta, quando começou a chamada era das políticas neoliberais também levou à estagnação[...] se falarmos sobre dos Estados Unidos, são medidas que foram implementadas no final do governo Bill Clinton [...] A Lei de Modernização dos serviços financeiros, mas que criaram um sistema financeiro que não se regulamenta, é que está metido nos atos, digamos, semi-legais. Em alguns aspectos, é uma criminalização do aparelho financeiro, e a palavra, não sou eu quem diz, mas muitos analistas, incluindo os do The Wall Street Journal, que estão falando em criminalização, porque houve fraude financeira nos últimos anos, e aqueles que tenham cometido este tipo de fraude agora não são punidos. "(31)
Veja também:-
Vamos um novo surto da crise, não há recuperação económica (Parte II): De que alimenta o capital especulativo?-
Vamos um novo surto da crise, não há recuperação económica (Parte I): O capital especulativo
Notas:18 .- Fidel Castro, a sobrevivência do Homo Sapiens, parte 901010, Michel Choudowski Conferência em Havana
19 .- as três dimensões da crise, Claudio Katz Argenpress 040510 -
20 .- L. Gonçalves, a crise atual, a Internet.
21 .- Internet R. Astarita, a crise capitalista, onde estamos?,-
22 Internet .- R. Astarita, a crise capitalista, onde estamos?,-
23 .- primeira notícia da crise de 2009 - serviço de informações "ALAI-AMLATINA" - - - Oscar Ugarteche 020309 -
24 .- para uma nova crise da dívida da Rede Voltaire, França, Eric Toussaint 280909.
25 .- crise no seu labirinto, Granma, Cuba Eduardo Lucita 090610.
26 .- cintura fica em dívida para com a Europa, o El País, Espanha Alejandro Bolaños - Madrid - 20/12/2009 -
27 .- O que não é dito sobre a crise, a rebelião, Espanha Vicenç Navarro-140.510-PÚBLICA
28 .- rebelião, Gerardo 050.510 GMT Lissardy da BBC Mundo, as agências de notação, o poder "ilimitado? -
29 .- o que não é dito sobre a crise, a rebelião, Espanha Vicenç Navarro-140510 público-
30 .- o que não é dito sobre a crise, a rebelião, Espanha Vicenç Navarro-140510 público-
31 .- Fidel Castro, a sobrevivência do Homo Sapiens, Parte II, 111010, Michel Choudowski Conferência em Havana
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