Primeiro eu achava graça dessas ondas de bochichos que sempre rolam nesse país, mais intensamente na época das eleições, mas agora com a web a coisa tomou proporções absurdas! Perdeu a graça e virou uma ameaça esse negócio!
Não é de hoje que o TSE determina que removam textos do Jabor lá daquele mesmo site da CBN, que já pagou micos e multas arrasadoras por causa desse estilo do Jabor de mirar bem na ferida e...pow! Ele gosta... e a CBN também deve gostar, porque paga as multas, e bola pra frente, já que são falsos os boatos e comentários equivocados, e indignados, sobre a “expulsão” do Jabor pela CBN. Para ilustrar, um pequeno histórico:
- Em 18/07/2002 a Justiça Eleitoral multa Arnaldo Jabor e rádio CBN. O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Rui Stoco, multou o comentarista Arnaldo Jabor e a rádio CBN, em 70 mil reais cada um, por infração à legislação eleitoral. A decisão acolhe, em parte, representação do candidato ao governo do Estado, Paulo Maluf (PPB), que pretendia também o direito de resposta, negado pelo juiz. No dia 9 de julho, a rádio CBN AM e FM veiculou em sua programação normal, às 8 e às 14 horas, comentário de Arnaldo Jabor, onde o jornalista "emitiu juízo de valor próprio acerca do candidato", a seguir transcrito: "Eu tenho inveja do Paulo Maluf, porque ele é imortal". ... "O povão vota no Maluf, de qualquer jeito, mesmo que pegassem ele no maior crime, continuariam votando nele". .. ." É extraordinária a resistência desse homem...
- "O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) multou na noite desta terça-feira (17/10/2006) a Rádio CBN em 20 mil Ufirs (valor equivalente a R$ 21.282) pela veiculação de um comentário do jornalista Arnaldo Jabor, considerado irregular por ter sido realizado em período proibido pela legislação eleitoral. O comentário de Jabor foi feito às 8h05 do último dia 10 de outubro, dois dias após o debate realizado pela TV Bandeirantes, em 2006.
- Em agosto de 2009 foi postado o comentário de Dora Kramer no Estadão de Domingo: "A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente "Lula" até pode ter amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de expressão."
Penso na responsabilidade que deve ter um profissional que encarrega-se de publicar informações. Fomos vítimas de manipulação da opinião pública por várias gerações e víamos na web um elemento libertador, onde poderíamos garimpar as informações que necessitamos para alinhar nossas atitudes e escolhas com o objetivo que pretendemos alcançar. Libertamo-nos de idéias pré-fabricadas e de pensamentos prontos para o consumo, com os quais fomos vendados durante longas décadas de terror, enquanto fomos saqueados, usurpados, humilhados, em todos os sentidos.
Finalmente temos nas mãos a ferramenta libertadora, e numa ironia macabra, usamos esta ferramenta, a web, para amplificar o mesmo tagarelar típico das aves de nossa terra, que só sabem repetir e repetir o que
lhes dizem, sem procurar saber se o fato é assim ou não. Mesmo que isso lhes custe anos de servidão a uma horda de salteadores sem nenhum escrúpulo, mesmo que isso delapide todo o nosso patrimônio, seja cultural, biológico, cultural, mesmo que isso nos custe todos os recursos que temos, ainda assim, nos recusamos a pensar, a ler, a dedicar um pouquinho mais de tempo para conferir as informações antes de formar opinião sobre elas e sair repetindo exatamente aquilo que os mesmos manipuladores de sempre querem que a gente pense e diga. Quando vamos aprender a ler, a refletir, a pensar e a ter um pouco mais de responsabilidade social??
O tal texto tão postado atribuído ao Jabor fala de um governo psicótico, e descreve o conceito de psicótico com muita propriedade. Pergunto então: Não estaremos vivendo numa sociedade psicótica, onde ninguém assume a responsabilidade por seus erros, achando-se inocente, transferindo a culpa de tudo para o mundo, ou para o governo, de quem quer se vingar? A nossa sociedade não sente remorso e mente compulsivamente para ter poder e para transformar a Razão em vilã. Tudo o que é dito sobre a tal ditadura “lulo-petista” neste texto pode ser atribuído a toda a sociedade, e não só aqui no Brasil, mas à humanidade em geral. Qual governo que não age assim? Em qual sistema esse modelo não é aplicado? Isso não é privilégio nacional, nem “lulo-petista” mas é o modelo de todas as instituições, sejam políticas, religiosas, culturais, econômicas, no meio corporativo e onde houver seres humanos articulando-se para alcançar algum objetivo, este será o modelo adotado.
A previsão de que nossa sociedade chegaria a um comportamento psicótico coletivo na primeira década deste milênio não é minha, mas de ALEXANDER LOWEN, aluno e paciente de Reich, e está publicado em uma de suas melhores obras: NARCICISMO. Quem ainda lê e busca bons conteúdos, não deve deixar de conhecer as abordagens de A.Lowen sobre o comportamento humano. Elas nos ajudam a mudar o nosso foco para descobrir onde, de fato, está o problema, se é que queremos lutar por soluções eficazes, e não ficar chilchirreando ou twitando um monte de bobagens, como aves esquisitas sobrevoando as ruínas de um país saqueado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.