do Portal Luis Nassif
No Indiano The Hindu, de ontem (graças à Nelson de Sá, do Toda Mídia), um excelente artigo do Diplomata e acadêmico chileno Jorge Heine – vale a pena mesmo, principalmente o original em inglês http://migre.me/DQXs
HEINE, JORGE
No Indiano The Hindu, de ontem (graças à Nelson de Sá, do Toda Mídia), um excelente artigo do Diplomata e acadêmico chileno Jorge Heine – vale a pena mesmo, principalmente o original em inglês http://migre.me/DQXs
HEINE, JORGE
“Em vez de ceder aos chamados imperativos da globalização, como tantas outras nações em desenvolvimento têm feito, Lula levou o Brasil a afirmar a sua autonomia e independência”.
A revista “Time” acaba de nomear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o líder mais influente do mundo. Barack Obama é o quarto classificado. O primeiro-ministro Manmohan Singh, 19º (há apenas quatro chefes de Estado ou de Governo na lista). Esta é uma escolha um pouco diferente do tradicional “Pessoa do Ano”, seleção que a “Time” anuncia a cada dezembro, mas altamente reveladora, no entanto. É definida como “não sobre a influência do poder, mas sobre o poder de influência.” A “Time” nunca escolheu um líder latino-americano como pessoa do ano. Da Índia, Mahatma Gandhi foi escolhido em 1930.
O Brasil, uma vez conhecido como o “país do futuro” que sempre assim o seria, percorreu um longo caminho. Que isto viesse a acontecer no final da presidência de oito anos do líder do Partido dos Trabalhadores do Brasil (PT), cuja própria perspectiva de vencer a eleição em 2002 levou a uma corrida ao Real, a moeda brasileira, e à BOVESPA , o mercado de ações São Paulo, é impressionante.
Qual é o segredo do sucesso de Lula e do Brasil? Como é que um país mais conhecido, até há 20 anos, por sua inflação galopante e gangorra econômica chegou à sua condição atual de “queridinho” dos investidores, que aplica políticas sociais altamente eficazes, e que tem se posicionado como um jogador com poder de veto em assuntos internacionais – um sem cuja concordância nenhuma grande iniciativa global é viável?
Com uma massa de terra de cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o quinto maior do mundo, comparável ao dos Estados Unidos continentais, o Brasil é mais um continente que um país. Com uma população de 190 milhões, e em rápido crescimento, não está bem na mesma liga com a China e a Índia (e é por isso que algumas pessoas disseram que havia “apenas dois BRICs na parede”), mas ainda é o quinto país mais populoso . Mais de um em cada três latino-americanos é brasileiro. Com um PIB próximo de US $ 2 trilhões, é a oitava maior economia.
No entanto, o tamanho do Brasil tem sido imenso desde a sua independência no século 19, enquanto a sua chegada à linha de frente dos negócios internacionais vem ocorrendo somente nos últimos 20 anos. Por quê?
A resposta é simples: uma liderança presidencial. A maioria teria dificuldades para nomear um presidente brasileiro desde os anos 60 até os 90. Por 20 anos o país foi governado por generais obscuros e, em 1985, com o retorno da democracia, por civis sem brio, que pouco fizeram para combater a inflação galopante e os desequilíbrios profundos em uma das sociedades mais desiguais do mundo.
Lula tem feito um trabalho notável, mas ele está sobre os ombros de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (1994-2002). Foi como o improvável ministro das Finanças do presidente Itamar Franco em 1993, que Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, deixou sua marca. Ele foi o autor do Plano Real, que trouxe a inflação sob controle, e pavimentou seu caminho ao Planalto, o palácio presidencial em Brasília. Da mesma forma que 1991 foi um ano de virada na Índia, quando sob o ministro das Finanças indiano, Manmohan Singh, o país começou a liberalizar e abrir sua economia, 1993 foi um ano assim no Brasil – que nunca olhou para trás.
Cardoso entendeu que o Brasil não necessitava apenas estabilizar sua moeda, mas também abrir e liberalizar a sua economia, sufocada por décadas de protecionismo desenfreado. Ele privatizou empresas estatais, abriu as portas para o IDE -[investimento extrangeiro direto, essa sigla é do Google, não sei qual é a usual]- e estimulou os negócios em busca de mercados de exportação. Enquanto em 1990 o comércio exterior atingiu 11 por cento do PIB, é agora pelo menos 24 por cento. Considerando que, até 1990, o Brasil atraiu menos de US $ 1 bilhão por ano em IDE, é hoje, depois da China, o país do mundo em desenvolvimento que atrai mais, chegando a até US $ 40 bilhões por ano nos últimos tempos.
Ao estabilizar a política e a economia (o Brasil teve quatro presidentes 1985-1994), Fernando Henrique Cardoso em seus oito anos fez muito para limpar a vegetação rasteira para Lula. E apesar de todas as críticas que Lula manifestou na oposição contra as supostas políticas “neoliberais” de Cardoso, uma vez que assumiu o cargo em janeiro de 2003, ele percebeu que só a política econômica ortodoxa iria manter o fantasma da inflação à distância. Lula nomeou um banqueiro conservador, Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, e orientou-o a manter seu olho na bolha da inflação. Como The Economist apontou, para um país cuja média anual de inflação no início de 1990 atingiu 700 por cento, chegar a ter em 2006 uma taxa de crescimento que foi, pela primeira vez, superior à taxa de inflação foi uma façanha.
Lula, um ex-metalúrgico que perdeu um dos dedos no chão de fábrica, também veio com uma política social imaginativa, a Bolsa Familia . O programa transfere renda em dinheiro para cerca de 11 milhões de famílias, que têm de cumprir determinadas condições (incluindo a freqüência escolar das crianças e visitas mensais para órgãos do governo), e diminuiu a desigualdade de renda no Brasil.
Como um homem que afiou seus dentes políticos no movimento sindical, Lula sabe tudo sobre o “ganhar ou ganhar” das negociações. Ele também tem uma capacidade notável para se dar bem com todo mundo – de George W. Bush a Hugo Chávez. O PT é apenas um entre muitos partidos do fragmentado sistema partidário brasileiro (e controla governos estaduais em apenas três dos 27 Estados do Brasil), e conduz um governo de coalizão que inclui partidos de extrema-direita, no “presidencialismo de coalizão” brasileiro de difícil gerenciamento. Ele conseguiu um equilíbrio delicado, em que o setor privado é a força motriz da economia, mas o Estado desempenha um papel importante através de entidades como o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que tem um orçamento de empréstimos maior do que o do Banco Mundial, e a Petrobras, a companhia estatal de petróleo.
Em um país conhecido por suas tradições de populismo demagógico, Lula encarna o líder moderno que acredita nas instituições. Em uma região onde muitos presidentes querem se perpetuar no cargo, ele rejeitou a possibilidade de mudar a Constituição para lhe permitir um terceiro mandato. Sua própria trajetória, “da pobreza ao sucesso”, e austeros hábitos pessoais fizeram com que os escândalos de corrupção que afetaram alguns de seus funcionários nunca prejudicassem seriamente a sua popularidade, levando à alcunha de “presidente teflon”. Seus índices de aprovação atingiram 80 por cento. Ele foi mencionado para uma série dos principais postos internacionais, uma vez que deixe o cargo em 01 de janeiro de 2011 – de presidente do Banco Mundial ao de Secretário-Geral das Nações Unidas.
Dado que na política externa Lula também fez um grande impacto, não é surpreendente. Com Celso Amorim como seu ministro das Relações Exteriores, ele capitalizou sobre o “PIB diplomático” do Brasil .”
Com um excelente Ministério das Relações Exteriores – conhecido como “Itamaraty”, pelo palácio do século 19, no Rio de Janeiro, que foi usado como sede antes de a Capital se mudar para Brasília – o Brasil tem exercido a sua diplomacia com sutileza e eficácia. Na frente multilateral, a sua capacidade de construir alianças, de dar direção para a agenda internacional, e de tomar posição sobre as principais questões de governança global, tem se destacado. Ele tem mostrado isso no âmbito da OMC e as Nações Unidas, bem como na criação de (ou inclusão em) uma miríade de siglas como BRICs, BRICSAM, o IBAS, o G20+, o G4, o O5 e, principalmente, no G20 de liderança global (o “comite de direção da economia mundial”), lançado em Washington em Novembro de 2008, e cuja próxima reunião está sendo realizada em Toronto no final de junho. Ele também colocou seu dinheiro naquilo que prega: num momento em que muitos Ministérios de Relações Exteriores reduziram os orçamentos e as fecharam embaixadas, o Brasil, agarrando-se a que a diplomacia se tornou mais e não menos importante na era da globalização, fez o oposto. De 2003 a 2008, abriu 32 embaixadas no exterior, e agora tem 134.
Na América Latina, também o Brasil tem desempenhado um papel fundamental. Tem sido a força motriz por trás de novas entidades, como a Unasul, que reúne todas as nações da América do Sul, e o associado da Conselho de Defesa Sulamericano, desenvolvido para oferecer uma alternativa para o agora obsoleto Tratado Interamericano de Assistência Recíproca. Ele assumiu a liderança em estabilizar o Haiti por meio da MINUSTAH, a primeira missão de paz da ONU formada por uma maioria dos latino tropas americanas e liderada por um general brasileiro. E está disposto a trabalhar com Washington, mas não se isso implica sacrificar princípios, tais como o regime democrático, como mostrado na crise hondurenha do ano passado.
Em vez de ceder aos chamados imperativos da globalização, como tantas outras nações em desenvolvimento têm feito, Lula levou o Brasil a afirmar a sua autonomia e independência, estabelecendo as suas próprias condições para lidar com uma ordem internacional em mutação. O seu é o melhor exemplo do poder de atuação e iniciativa em política externa e diplomacia.
( Jorge Heine ocupa a Cátedra de Governança Global da Escola Balsillie de Assuntos Internacionais, é professor de Ciência Política da Universidade Wilfrid Laurier e Distinguished Fellow do Centro de Monitoramento Internacional de Inovação em Waterloo, Ontário. seu livro (com Andrew F. Cooper ), Which Way América Latina? Política Hemisférica Meets globalização , é publicado pela United Nations University Press ).
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