A "Folha", traz em sua página A3, ao pé da mesma, lado inferior direito, diariamente, a seção "Erramos", que todo mundo erra, várias vezes ao dia, e mesmo as instituições, pois compostas que são, por seres humanos.
O exemplar de ontem, em seu caderno "Cotidiano", página "especial" C3, trazia uma matéria que me chamou à atenção, por tratar de uma análise, segundo a matéria de um especialista, tratando do assunto blecaute.
Já até havia postado um link sobre um especialista em energia elétrica, aqui no blog, comentando de uma maneira que me pareceu ponderada, o que aconteceu no blecaute, que, convenhamos, é do que pecisamos, assim entendo.
Era do Mario Veiga.
Pois ontem na Folha, neste caderno e nesta página que descrevo ali atrás, falava o especialista José Wanderley Marangon. Ele apontava falhas no sistema da ONS. Ainda havia a impressão de Djalma Falcão, doutor em Engenharia Elétrica e Gustavo Falcão, doutor, e economista do BNDS.
Mais amenos, estes últimos diziam , no caso do doutor Djalma, que as explicações dadas pela ONS, eram razoáveis. Doutor Gustavo, que o problema estava na privatização de parte do sistema, iniciada em 90's.
Tinha ainda outro economista, Carlos Lessa, ex-presidente do BNDS, atribuindo a culpa aos últimos governos,em parte por privatizar certas áreas e por não priorizar infra-estrutura, lembrando do custo que isso significa.
Lendo assim, no geral, a matéria não pendia, digamos, para uma condenação ao atual governo, à exceção da opinião de José Marangon, que "comandava" a manchete da mesma, traduzindo mais ou menos o que falei dia desse, sobre manchetes induzindo a erros, se não fossem lidas as matérias, em sua totalidade.
Só por isso, já não seria legal, uma matéria, em manchete, afirmar uma coisa, "Até especialista indicado pela ONS vê falha em apagão", e lendo-a, observarmos outra, no contexto geral.
Mas, podia piorar, e eu não sabia!!
Hoje, a seção "Erramos", que cito lá no começo, saiu com essa:
COTIDIANO (19.NOV, PÁG. ESPECIAL C3) A reportagem "Até especialista indicado pelo ONS vê falha em apagão" afirmou que o engenheiro José Wanderley Marangon apontava falha no ajuste dos limites de carga pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, mas, na realidade, ele se referia a Furnas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.