domingo, 12 de janeiro de 2014

FUTEBOL NOS TEMPOS DO CONDOR

por Marcelo Idiarte

Estádio Centenário, Montevidéu, Uruguai.

10 de janeiro de 1981.

Final do Mundialito de Futebol de 1980-81.

Seleção Uruguaia 2x1 Seleção Brasileira.

Uruguai campeão.

Termina o jogo e os jogadores da Celeste começam a comemorar no gramado do Centenário.

A banda militar, que já havia tocado antes do jogo, entra em campo para executar novamente o hino nacional uruguaio. Mas dezenas de torcedores invadem o campo, começam a empurrar os integrantes da banda, retiram os instrumentos dos militares e impedem a execução do hino.

Nas arquibancadas o estádio inteiro entoa: "SE VA A CABAR, SE VA A ACABAR LA DICTADURA MILITAR!".

Em meio à confusão, o zagueiro Hugo De León coloca a camisa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense por cima da camisa da Seleção Uruguaia e parte para a volta olímpica com os demais jogadores.

De León havia sido contratado pelo Grêmio junto ao Nacional do Uruguai dias antes, e viajaria para Porto Alegre no dia seguinte para se apresentar ao novo clube.

O ato de vestir a camisa do Grêmio em plena comemoração da Seleção Uruguaia poderia parecer apenas reverência ao maior clube do Rio Grande do Sul, mas também tinha um componente politico: o Uruguai inteiro clamava pelo fim da ditadura militar, inclusive muitos jogadores identificados com a Esquerda.

Por causa desse gesto, De León foi excluído da premiação acordada com a junta militar uruguaia - um automóvel Passat modelo 81, importado do Brasil em um acordo entre os regimes militares, para cada jogador.

Para justificar que a punição não era pelo episódio da camisa, os generais uruguaios inventaram de última hora que os três jogadores que estavam indo jogar em outros países não receberiam o carro.

Além de De León, que viria para o Brasil, outros dois uruguaios deixariam o país: um jogaria no Chile e outro na Argentina.

Esse episódio envolvendo De Léon é descrito no fantástico documentário MEMÓRIAS DO CHUMBO: O 




O documentário é dividido em 4 partes: ArgentinaChileUruguai e Brasil, alguns dos países que compunham a famigerada Operação Condor - sistema de cooperação secreta entre as ditaduras da América do Sul.

Paraguai e Bolívia também integravam a Operação Condor, mas não há capítulos específicos sobre eles porque o foco do documentário é a relação do futebol com os regimes militares dos quatro principais países do Cone Sul.

Exibido pela ESPN Brasil originalmente em dezembro de 2012, e reprisado várias vezes desde então, Memórias do Chumbo é deveras empolgante para quem gosta de História e/ou futebol.

Muito bem produzido e muito bem editado, com vários depoimentos relevantes de personagens que estiveram de alguma forma ligados aos acontecimentos da "longa noite escura dos regimes militares" (como o do escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de As Veias Abertas da América Latina), Memórias do Chumbo é daqueles documentários que deveriam ser exibidos nas escolas, para evitar viscejar os reacionários do futuro.

Quem sabe usando o futebol como exemplo as pessoas percebam o quanto a política interfere em todas as etapas da nossa vida, mesmo que não gostemos de política?

Selecionei abaixo, especialmente para a maior torcida do sul do país (a gremista), o trecho específico que menciona o caudilho Hugo De León.

Mas sugiro que depois disso vocês assistam o capitulo inteiro do Uruguai (54 minutos), porque é uma aula de História contemporânea.

E mais abaixo há um torrent para fazer o download do documentário inteiro (Argentina, Chile, Uruguai e Brasil), com 200 minutos de duração e 6,17 GB de tamanho.
YouTube (Uruguai/De León): http://youtu.be/PBB6YQEbSwg?t=32m53s
Torrent (documentário completo): http://grem.io/po3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso não publicar, baseado nas regras de civilidade que prezo. Obrigado.